Análise: Corinthians consolida ataque e mostra que tem 11 titulares definidos
Timão vence o Atlético-GO na Neo Química Arena com boas atuações de Róger Guedes e Yuri Alberto
Sem Balbuena, que esteve na seleção do Paraguai, a escalação do Corinthians para o jogo contra o Atlético-GO era bastante óbvia.
Foram dez dias entre a derrota para o América-MG, dia 18, e a vitória por 2 a 1 contra o Dragão, dia 28. E não havia dúvidas dos 11 que Vítor Pereira levaria a campo em Itaquera.
Finalista da Copa do Brasil, com duelos contra o Flamengo marcados para os dias 12 e 19 de outubro, o Corinthians é um time com seus 11 definidos. E que, talvez por um elenco um pouco limitado de opções, praticamente não tem disputas por vaga de titular nos jogos importantes.
Mesmo no ataque, que costuma ser um setor concorrido nos grandes times, a escalação é fácil: Róger Guedes na esquerda, Gustavo Mosquito na direita, Yuri Alberto como atacante de referência.
Róger Guedes, Renato Augusto e Yuri Alberto comemoram gol do Corinthians contra o Atlético-GO — Foto: Marcello Zambrana/AGIF
O banco até tem duas boas opções ofensivas, o ponta Adson e o meia Giuliano. Justamente dois que acabaram entrando no jogo de quarta, mudando características e estilo da equipe.
Mas mesmo com os dois ofertando novas possibilidades, não há quem coloque dúvidas na escalação com Renato Augusto na articulação e o trio RG, GM e YA no esquema 4-3-3 armado pelo português.
O primeiro gol do jogo foi construído com a participação deles. Renato iniciou a transição no ataque, Mosquito tocou em profundidade, Yuri finalizou, o goleiro Renan desviou, e Róger Guedes completou.
Ao longo do jogo, as tabelas entre Yuri e Guedes se repetiram bastante, como no lance em que Yuri tocou, Guedes limpou e chutou para fora. Destaque do primeiro tempo, Guedes se movimentou bastante e foi a melhor opção de ataque, com cruzamentos e chegadas na área.
Além do gol perdido no primeiro tempo, Guedes parou em Renan duas vezes no segundo tempo, a primeira após boa bola enfiada por Du Queiroz pelo lado esquerdo, e a segunda num cruzamento de Fagner e desvio de cabeça. No fim do jogo, Guedes chutou, o goleiro bateu roupa, e Yuri fez o 2 a 1.
Dos três atacantes, Mosquito foi menos participativo no jogo da quarta-feira à noite, acertando 11 passes dos 15 que tentou ao longo de 60 minutos. Primeiro substituído, ele deu lugar ao canhoto Adson, que deu ao time a opção do ponta direita que corta para o meio. O camisa 28 deu fôlego ao time e buscou dribles. VP colocou também Lucas Piton na vaga de Fábio Santos, mais desgastado.
Cada vez mais titular deste time, Fausto Vera fez um bom jogo, marcando forte, acertando muitos passes no meio-campo e chegando à frente para finalizar – seus chutes levaram perigo a Renan. Ele, porém, foi o escolhido para a entrada de Giuliano, o que deixou o time com dois articuladores.
Essa opção tática, que deixou Du Queiroz como volante único, parece ser para a comissão técnica apenas uma alternativa circunstancial, que será usada em momentos de jogo em que o time tiver a bola e precisar mexer no placar. O Timão teve cerca de 60% de posse em quase todo o jogo.
O segundo gol saiu quando Renato Augusto, desgastado, já havia dado lugar a Mateus Vital, que vem entrando nos jogos, mas sem conseguir acrescentar ao time grandes lances ofensivos.
Em entrevista coletiva, o técnico disse que não gostou da atuação. Embora o time tenha tido volume ofensivo, deixou o jogo muito aberto, sofreu muitos ataques e exagerou nos erros. Mesmo assim, não deu nenhuma indicação de que o seu time principal de um a 11 sofrerá algum tipo de mudança.
Consolidada, a escalação do Corinthians deixará de ser óbvia no fim de semana, quando Vítor Pereira deve mexer em algumas peças para administrar a parte física dos jogadores. O Timão encara o Cuiabá na noite de sábado, em Itaquera. Na terça, visita o Juventude em Caxias do Sul. A programação reserva ainda um jogo em casa no sábado dia 8, contra o Athetico, antes do primeiro jogo da final da Copa do Brasil.
Fonte: https://ge.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2022/09/29/analise-corinthians-consolida-ataque-e-mostra-que-tem-11-titulares-definidos.ghtml