Cientistas desenvolvem vacina personalizada contra câncer de mama

Tratamento combina vacina personalizada e imunoterapia para reduzir o tamanho do tumor, prevenir o avanço da doença e induzir imunidade

Cientistas desenvolvem vacina personalizada contra câncer de mama

Pesquisadores do Centro de Câncer da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, trabalham no desenvolvimento de vacinas terapêuticas personalizadas contra o câncer. A terapia é destinada a prevenir o avanço dos tumores e oferecer imunidade de longo prazo para os pacientes.

Testes pré-clínicos feitos com animais mostram que, em alguns casos, a injeção pôde induzir o encolhimento dos tumores. A combinação da vacina com imunoterapia também mostrou-se eficaz no prolongamento do tempo de vida dos animais em tratamento contra o câncer de mama, sem causar toxicidade significativa.

A vacina personalizada é fabricada no Centro de Medicina Individualizada da Mayo Clinic após o sequenciamento das células tumorais do paciente e a análise do DNA e das cadeias de aminoácidos.

Neoantígenos

Os cientistas escolhem até 36 neoantígenos – fragmentos das mutações da proteína do tumor encontrados na superfície das células cancerígenas – que podem gerar uma resposta imune mais forte ao organismo. A partir dessa seleção são desenvolvidos os ingredientes das vacinas.

O projeto é liderado pelo médico Keith Knutson, do Programa de Vacinas Personalizadas com Neoantígeno da Mayo Clinic e um dos responsáveis pelo Programa de Imunologia e Imunoterapia do Centro de Câncer da Mayo Clinic, na Flórida.

O cientista espera que os resultados sejam preservados nos testes com humanos e para diferentes tipos de câncer. “Podemos estar gerando imunidade que visa especificamente o câncer de mama, mas pensamos que a imunidade também pode ser protetora contra outros tipos de câncer”, disse Knutson em entrevista ao jornal Fortune no início de fevereiro.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/saude/cientistas-desenvolvem-vacina-personalizada-contra-cancer-de-mama