Caetano Veloso tem obra e ideologia dissecadas em seis livros que celebram os 80 anos do artista
♪ Caetano Veloso faz 80 anos no domingo, 7 de agosto. De olho no potencial mercadológico da efeméride, as editoras põem no mundo literário nada menos do que seis livros que dissecam a vida e sobretudo a obra do cantor, compositor e violonista baiano nascido em 1942.
Cinco saem no Brasil, chegando às livrarias no fim de julho e ao longo deste mês de agosto. Um deles, Caetano Veloso – Conversaciones com Carlos Galilea, foi lançado em junho na Espanha e é justamente o que tem prólogo escrito pelo próprio Caetano Veloso.
Dos seis títulos, quatro são totalmente inéditos e dois são edições atualizadas e ampliadas de livros anteriores.
♪ Eis, pela ordem cronológica de lançamento, os seis livros que põem em pauta a vida e a obra de Caetano Veloso:
Capa do livro 'Caetano Veloso – Conversaciones com Carlos Galilea' — Foto: Divulgação
1. Caetano Veloso – Conversaciones com Carlos Galilea
Autor: Carlos Galilea
Editora: Blume (Espanha)
Data de lançamento: 19 de junho de 2022
– Durante quase 30 anos, Caetano Veloso se encontrou com o radialista e escritor espanhol Carlos Galilea, em cidades como Barcelona, Londres, Madrid, Paris, Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) para conversar sobre música, cinema, política e sexo, entre outros assuntos. O livro reúne o suprassumo dessas conversas, com a benção de Caetano. “É impossível que alguém tenha um conjunto de entrevistas dadas por mim que produzam uma visão tão completa e articulada da minha mente como as conversas reunidas por Carlos Galilea”, avaliza Caetano no prólogo.
Capa do livro 'Outras palavras – Seis vezes Caetano' — Foto: Divulgação
2. Outras palavras – Seis vezes Caetano
Autor: Tom Cardoso
Editora: Record
Data de lançamento: 25 de julho de 2022
– Através de compilações de trechos de entrevistas concedidas por Caetano Veloso ao longo da carreira, o autor traça perfil do artista em seis capítulos temáticos. O homem de Santo Amaro, O polêmico, O líder, O vanguardista, O amante e O político são os temas abordados pelo jornalista Tom Cardoso com a intenção de expor a ideologia do artista na forma de ensaio biográfico. O escritor e pesquisador musical assina a orelha do livro.
Capa do livro 'Lado C – A trajetória musical de Caetano Veloso até a reinvenção com a BandaCê' — Foto: Divulgação
3. Lado C – A trajetória musical de Caetano Veloso até a reinvenção com a BandaCê
Autores: Luiz Felipe Carneiro e Tito Guedes
Editora: Máquina de Livros
Data de lançamento: 29 de julho de 2022
– No livro, para o qual deram depoimentos Caetano Veloso e os três músicos da BandaCê, os autores reconstituem a saga dos três álbuns e shows feitos pelo artista com o trio carioca entre 2006 e 2015. A narrativa é constituída basicamente pela repercussão dos discos e shows na imprensa. No epílogo, Luiz Felipe Carneiro e Tito Guedes abordam a gênese do álbum Meu coco (2021).
Capa do livro 'Letras – Caetano Veloso' — Foto: Divulgação
4. Letras – Caetano Veloso
Autor: Caetano Veloso e Eucanaã Ferraz (organização)
Editora: Companhia das Letras
Data de lançamento: 29 de julho de 2022
– Edição expandida e atualizada do livro Letra só (2003), Letras alinha os versos de todas as músicas compostas por Caetano Veloso em seleção que vai dos anos 1960 até a recente produção autoral do álbum Meu coco (2021). Não há comentários, mas há notas escritas por Caetano e pelos organizador Eucanaã Ferraz.
Capa do livro 'Lançar Mundos no Mundo – Caetano Veloso e o Brasil' — Foto: Divulgação
5. Lançar Mundos no Mundo – Caetano Veloso e o Brasil
Autor: Guilherme Wisnik
Editora: Fósforo
Data de lançamento: 5 de agosto de 2022
– Reedição do ensaio sobre Caetano Veloso publicado em 2005 na série Folha explica, o livro tem texto revisto e atualizado por Guilherme Wisnik. A intenção foi traçar perfil biográfico e intelectual do artista, abordando os álbuns mais importantes de discografia que sempre dialogou com as tensões sociais e políticas do Brasil.
Capa do livro 'Vivo muito vivo – 15 contos inspirados nas canções de Caetano Veloso' — Foto: Divulgação
6. Vivo muito vivo – 15 contos inspirados nas canções de Caetano Veloso
Autores: vários
Editora: José Olympio
Data de lançamento: 29 de agosto de 2022
– Organizado por Mateus Baldi, o livro apresenta 15 textos literários inéditos, na forma de contos escritos com inspiração em canções que têm a narrativa ampliada no terreno da ficção. Giovana Madalosso, por exemplo, expandiu o enredo de Tigresa (1977). Já Edimilson de Almeida Pereira conta a fuga de refugiado com inspiração em Trem das cores (1982). O time de 15 escritores inclui o jornalista Arthur Dapieve.
Fonte: https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2022/08/02/caetano-veloso-tem-obra-e-ideologia-dissecadas-em-seis-livros-que-celebram-os-80-anos-do-artista.ghtml