GP da França de Fórmula 1 2022 – Preview Autoracing
Horário dos treinos e corrida
Sexta-feira, 22 de Julho de 2022
Treino Livre 1 09:00 – 10:00 (Bandsports e F1TV)
Treino Livre 2 12:00 – 13:00 (Bandsports e F1TV)
Sábado, 23 de Julho de 2022
Treino Livre 3 08:00 – 09:00 (Bandsports e F1TV)
Classificação – 11:00 – 12:00 (Band e F1TV)
Domingo, 24 de Julho de 2022
Corrida – 10:00 (Band e F1TV)
GP da França e Paul Ricard
O GP da França, que chegou a passar 10 anos fora da F1, é o mais antigo do mundo. Como podemos ter tanta certeza? Simples: sediou a primeira corrida automobilística que se tem notícia em 1906, o primeiro evento internacional a ser rotulado como um grande prêmio. Bastante conclusivo, ncerto?
1906: “O primeiro grande prêmio de todos os tempos”
Essa corrida de 1906 foi realizada ao longo de dois dias, seguindo estradas públicas de terra que formavam um enorme circuito triangular de 65 milhas que unia três cidades ao redor de Le Mans. Mesmo em um estágio tão formativo, o primeiro grande prêmio continha semelhanças com o esporte que conhecemos hoje: fotos do evento mostram cartazes publicitários, espectadores em segurança atrás de cercas e assistindo de arquibancadas, e até mesmo reabastecimento no meio da corrida e troca de pneus nos boxes.
O piloto húngaro Ferenc Szisz, dirigindo um Renault, venceu o evento inaugural, completando mais de 12 horas atrás do volante, e definindo uma velocidade máxima de 154,46 kph.
Paul Ricard
(16 corridas, 1971, 1973, 1975, 1976, 1978, 1980, 1982, 1983, 1985 – 1990, 2018, 2019 e 2021)
Quando apareceu no calendário em 1971, o Circuit Paul Ricard era uma instalação de última geração novinha em folha, com amplas áreas de escape, uma sequência desafiadora de curvas e a Mistral, uma poderosa reta de 1.9 km de extensão.
A pista foi cortada apenas duas semanas antes da corrida de 1986, quando Elio de Angelis perdeu a vida tragicamente depois de ter sofrido um acidente nos esses de alta durante os testes pré-corrida. O novo circuito sofreu mudanças, mas ainda era forte e eficaz. Em 1988, foi o local para uma ultrapassagem sublime de Alain Prost em Ayrton Senna – que não era um piloto que você ultrapassava facilmente, ou muitas vezes – quando o francês atacou o brasileiro durante a frenagem da Beausset, enquanto Senna lutava para ultrapassar um retardatário
Em 2018, a pista retornou em toda a sua glória, com uma chicane no meio da reta Mistral para proporcionar mais um ponto de ultrapassagem, uma vez que curva após a Mistral é de altíssima velocidade e praticamente impossível de ultrapassar…
Localizado entre as cidades de Marselha e Toulon, na Riviera Francesa, o circuito apresenta uma distribuição uniforme de curvas de alta, média e baixa velocidade e, por esses motivos, é um dos circuitos de teste mais utilizados no mundo. Junto com isso, as áreas de escape em vermelho e azul são distintas na cor e projetadas para evitar a necessidade de caixa de brita, pois o asfalto lá é extremamente abrasivo.
O traçado do circuito escolhido para a corrida tem 5,8 km de comprimento e inclui várias retas e algumas curvas exigentes, como a Signes (Curva 10) – uma curva de alta à direita no final da reta Mistral – e a ‘dupla direita’ na Curva 11. são as mais significativas.
A Pirelli disponibilizou os compostos C2, C3 e C4, que são intermediários da sua gama e precisam aguentar a onda fortíssima de calor que vem assolando a Europa, causando incêndios e mortes. A UP também deve sofrer bastante com o calor previsto…
O circuito de Paul Ricard fica 823 km ao sul de Paris, em Le Castellet
Veja os pneus disponíveis para Paul Ricard:
Freada para a Curva 8
Circuit Paul Ricard
Tamanho da pista: | 5,842 km |
Corrida total: | 53 voltas (309,626 km) |
Aceleração plena: | |
Velocidade máxima: | 349 kph |
Consumo de freio: | Alto |
Nível de downforce: | Médio |
Recorde da pista (em corrida) | 1’32.749 por Sebastian Vettel em 2019 |
Consumo por volta: | 1,88 kg |
Zonas de DRS | 2, reta do box e entre as curvas 7 e 8 |
Perda no pit lane: | |
Pneus para 2021: | C2 (Duro) C3 (Médio) e C4 (Macio) |
Melhor tempo no TL1 em 2019 | 1’33.448 – Valtteri Bottas |
Melhor tempo no TL2 em 2019 | 1’32.872 – Max Verstappen |
Melhor tempo no TL3 em 2019 | 1’31.300 – Max Verstappen |
Pole em 2019 | 1’29.990 – Max Verstappen |
Vencedor em 2019 | 1:27’25.770 – Max Verstappen |
Últimos resultados na França
Vitórias | |
2021 | Max Verstappen |
2019 | Lewis Hamilton |
2018 | Lewis Hamilton |
2008 | Felipe Massa |
2007 | Kimi Raikkonen |
2006 | M. Schumacher |
2005 | Fernando Alonso |
2004 | M. Schumacher |
Poles | |
2021 | Max Verstappen |
2019 | Lewis Hamilton |
2018 | Lewis Hamilton |
2008 | Kimi Raikkonen |
2007 | Felipe Massa |
2006 | M. Schumacher |
2005 | Fernando Alonso |
2004 | Fernando Alonso |
VMR | |
2021 | Max Verstappen |
2019 | Sebastian Vettel |
2018 | Valtteri Bottas |
2008 | Kimi Raikkonen |
2007 | Felipe Massa |
2006 | M. Schumacher |
2005 | Kimi Raikkonen |
2004 | M. Schumacher |
Previsão do tempo para Le Castellet
Sexta-feira
Mínima de 21º e máxima de 34º
Ensolarado, 1% possibilidade de chuva no TL1 e TL2
Sábado
Mínima de 22º e máxima de 33º
Ensolarado, 5% de possibilidade de chuva na classificação
Domingo
Mínima de 21º e máxima de 33º
Ensolarado, 3% possibilidade de chuva na corrid
Fonte:https://www.autoracing.com.br/gp-da-franca-de-formula-1-2022-preview-autoracing/