Infarto: fatores de risco diferem entre homens e mulheres, diz estudo

Pesquisa aponta que os fatores de risco para infarto são diferentes entre homens e mulheres. Descoberta pode impactar formas de prevenção

Infarto: fatores de risco diferem entre homens e mulheres, diz estudo

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, mais de 73 mil pessoas morreram de infarto no Brasil em 2021. O Hospital do Coração (Hcor) aponta que boa parte dessas mortes poderia ser evitada reduzindo a exposição dos pacientes a diferentes fatores de risco.

Um estudo publicado na revista científica JAMA Network Open revelou que ataques cardíacos são motivados por razões diferentes entre homens e mulheres. A pesquisa analisou dados de 2.264 pacientes com 55 anos ou menos que já sofreram um infarto, comparando-os com um número igual de adultos pareados por idade, sexo e etnia que nunca tiveram um episódio do tipo.

 

Os pesquisadores descobriram que sete fatores de risco coletivamente representavam a maior parte do risco de infarto em mulheres e homens. Esses fatores foram diabetes, depressão, pressão alta, tabagismo atual, histórico familiar de ataque cardíaco, baixa renda familiar e colesterol alto.

 

 

Fonte: https://www.metropoles.com/saude/infarto-fatores-de-risco-diferem-entre-homens-e-mulheres-diz-estudo