André Borges fala sobre segurança jurídica e ambiente tributário no Brasil e no Paraguai durante a Ponta Agrotec 2025

O advogado e professor André Borges, que também é ex-juiz federal eleitoral, será um dos palestrantes do primeiro dia da Ponta Agrotec 2025, no dia 5 de novembro, às 11h, no Majestic Hall. Atuante nas áreas civil, criminal e tributária, Borges vai conduzir uma palestra sobre as novidades na área de impostos no Brasil e no Paraguai, abordando temas fundamentais como segurança jurídica e previsibilidade das ações do Estado.
A importância da previsibilidade para o empreendedorismo
Com 25 anos de experiência como professor universitário e larga atuação profissional em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Brasília, André Borges é reconhecido por sua visão crítica e prática sobre o impacto das legislações fiscais na economia real.
Durante sua fala, ele pretende incentivar empresários e investidores a empreender em ambientes de constante mudança, destacando a importância de planejamento e prudência tributária.
“ A ideia é mostrar que, mesmo em cenários de incerteza, é possível empreender de forma segura e sustentável. Afinal, só duas coisas na vida são inafastáveis: a morte e os impostos ”, afirma Borges, em tom bem-humorado.
Integração e oportunidades
O tema dialoga diretamente com o espírito da Ponta Agrotec 2025, que busca promover integração produtiva entre Brasil e Paraguai, estimulando o debate sobre ambientes de negócios mais seguros e atrativos. A palestra de André Borges antecede o Paraguay Brasil Summit, e reforça o compromisso do evento em trazer especialistas de diferentes áreas para discutir soluções práticas para o desenvolvimento do agronegócio e da economia de fronteira.
A Ponta Agrotec 2025 acontece de 5 a 7 de novembro, em Ponta Porã (MS), reunindo empresários, produtores rurais, autoridades e investidores para três dias de conexões, conhecimento e oportunidades no setor agroindustrial.
Vinicius Bracht - MTB 2061/MS
Assessor de Imprensa Rise MKT