Internacional: União Europeia aprova acordo comercial com Mercosul

Janeiro 9, 2026 - 07:38
Janeiro 9, 2026 - 07:40
Internacional: União Europeia aprova acordo comercial com Mercosul
(Divulgação)

A maioria dos países-membros da União Europeia deram nesta sexta-feira (9) um sinal verde para a assinatura do acordo comercial com o Mercosul, segundo fontes diplomáticas ouvidas por agências internacionais. O resultado ainda precisa ser formalizado e deve ser concluído até as 17h no horário de Bruxelas (16h GMT).

Com a sinalização favorável, o processo entra na reta final e permite que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, avance para a assinatura oficial do tratado, prevista para segunda-feira (12), no Paraguai.

Durante reunião de embaixadores do bloco em Bruxelas, a maioria dos 27 Estados-membros manifestou apoio ao acordo, conforme relataram diplomatas à AFP. A decisão foi tomada apesar da resistência de alguns países, entre eles França e Irlanda, que seguem alertando para possíveis prejuízos ao setor agrícola europeu.

O tratado é defendido por setores empresariais da Europa, que veem ganhos em comércio e investimentos, mas enfrenta críticas de produtores rurais, especialmente franceses, preocupados com a concorrência de produtos sul-americanos.

Para o Brasil, maior economia do Mercosul, o acordo representa a ampliação do acesso a um mercado de cerca de 451 milhões de consumidores, com efeitos que ultrapassam o agronegócio e alcançam também diferentes ramos da indústria nacional.

Canal Rural 

*Com informações da AFP e Reuters