Cérebro saudável: 40 dicas simples para evitar demência ao envelhecer
Desde descer do ônibus uma parada antes até dancinha do TikTok, uma série de atitudes podem diminuir o risco de desenvolver demências
Existem diferentes formas simples de evitar distúrbios neurológicos problemáticos e incuráveis. A principal delas é exercitar o cérebro: uma simples dancinha ou um alongamento podem mover o corpo e garantir que a cabeça também siga saudável ao longo dos anos.
De acordo com uma pesquisa da Alzheimer’s Research UK, instituição do Reino Unido que estuda a mais comum das demências, existem ao menos 40 maneiras simples de manter o cérebro ativo e evitar o aparecimento da doença.
Jogar xadrez, descer do ônibus um ponto antes e ler um livro, por exemplo, são maneiras de manter as funções cognitivas em dia. A pesquisa foi publicada no próprio site da instituição.
A demência não é uma doença em si, mas sim um grupo de sintomas cognitivos que afetam, por exemplo, a memória, o pensamento e o comportamento do indivíduo.
No geral, os especialistas apontam que a eliminação de 12 fatores do estilo de vida, como tabagismo, evitaria 40% dos casos. Outros fatores de risco são a deficiência auditiva, pressão alta, inatividade física, consumo excessivo de álcool, diabetes e contato social pouco frequente.
Fonte: https://www.metropoles.com/saude/cerebro-saudavel-40-dicas-simples-para-evitar-demencia-ao-envelhecer