Família reunida: veja 7 atitudes que podem indicar demência em idosos
A demência afeta cerca de 2 milhões de brasileiros e não tem cura. Diagnóstico precoce ajuda a diminuir a velocidade de avanço da doença
Durante a confusão das festas de fim de ano, com a casa cheia e a convivência intensa com familiares, é normal esquecer de realizar alguma atividade importante ou começar a se comportar de maneira diferente. No entanto, o encontro é uma oportunidade importante para perceber algumas atitudes que podem indicar o início de um quadro de demência em idosos.
A doença é caracterizada pela deteriorização progressiva das funções cognitivas. Ela causa perda de memória, raciocínio, habilidades sociais e de linguagem, entre outros problemas. Estima-se que cerca de dois milhões de brasileiros vivem com alguma forma de demência. Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa é que esses números tripliquem até 2050.
Atualmente, não existe cura para a demência, apenas tratamentos com o uso de medicamentos e terapia para lidar com os sintomas e diminuir a velocidade de avanço da doença.
Se algum parente demonstrou algum desses sinais durante o Natal ou até mesmo na convivência familiar, fique atento e procure um especialista:
- Esquecer nomes de entes queridos;
- Esquecer de ligar o forno;
- Apresentar sinais de confusão em um novo ambiente;
- Se perder dentro de casa;
- Esquecer os presentes das crianças;
- Sentir-se furioso, deprimido ou ansioso com a perda de memória;
- Dificuldade em acompanhar as conversas.
Fonte: https://www.metropoles.com/saude/familia-reunida-veja-7-atitudes-que-podem-indicar-demencia-em-idosos