James Webb e Hubble capturam explosão em asteroide durante teste da Nasa
Pela primeira vez, os dois observatórios apontaram seus instrumentos para o mesmo alvo. Nave da missão DART colidiu na segunda (26) com a lua Dimorphos, que orbita o asteroide Didymos, mas não oferece risco de impacto com o planeta.
Os telescópios espaciais James Webb e Hubble observaram o impacto da sonda da Nasa que fez um teste inédito de defesa espacial na última segunda-feira (26). As imagens foram divulgadas nesta quinta (29) - veja acima.
Pela primeira vez, os dois observatórios apontaram seus instrumentos para o mesmo alvo: o asteroide Dimorphos, que orbita um outro asteroide um pouco maior chamado de Didymos.
O objetivo da missão DART, ou Missão de Teste de Redirecionamento de Asteroide Binário (em tradução livre do inglês) era alterar a trajetória do corpo celeste. A Nasa investiu mais de US$ 330 milhões no programa.
“O Webb e o Hubble mostram o que sempre soubemos ser verdade na NASA: aprendemos mais quando trabalhamos juntos”, disse o principal responsável pela agência, Bill Nelson.
Veja o impacto registrado pelo Hubble:
O impacto do asteroide observado pelo Hubble — Foto: Nasa/Divulgação
Veja o impacto registrado pelo Webb:
O impacto no asteroide gravado pelo Webb — Foto: Nasa/Divulgação
Agora, cientistas estão analisando dados para entender com precisão a mudança orbital de Dimorphos e determinar a eficácia com que a missão desviou o asteroide.
A missão DART — Foto: Arte/g1
Além dos observatórios espaciais, diversos telescópios ao redor do mundo apontaram seus instrumentos para o corpo celeste durante a colisão na última segunda.
A Nasa disse que agora tanto o Hubble como o Webb irão continuar apontando seus instrumentos para os asteroides para observar ao longo das próximas semanas os materiais ejetados e a nuvem de poeira formada durante a colisão.
Fonte: https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2022/09/29/james-webb-e-hubble-capturam-explosao-em-asteroide-durante-teste-da-nasa.ghtml