Zoológico no interior de SP recebe tamanduá que pertence à menor espécie do mundo; veja fotos
Animal pesa 285 gramas; ele foi encaminhado ao Zooparque de Itatiba pelo Instituto Tamanduá, no Piauí, após ter sido resgatado pelo Ibama.
Apesar de pequeno, um novo morador está fazendo um grande sucesso no Zooparque de Itatiba, no interior de São Paulo. É o Yoyo, um tamanduá da menor espécie do mundo, que pesa menos de 300 gramas.
Segundo o zoológico, atualmente, o Yoyo é o único de sua espécie que está sob cuidados humanos no planeta. Ele foi levado a Itatiba pelo Instituto Tamanduá, no Piauí, após ter sido resgatado debilitado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O bichinho pertence ao grupo tamanduaí (Cyclopes didactylus). De acordo com o zoo, os animais dessa espécie não pesam mais que 400 gramas, e Yoyo está com 285 gramas, um peso considerado ideal. Os profissionais do Instituto Tamanduá desenvolveram um manejo e dieta específica para ele.
“O animal estava debilitado e provavelmente havia sido retirado da natureza, mas quem o retirou não imaginava que cuidar de um tamanduaí seria tão difícil. O manejo inadequado deixou o animal extremamente magro e com um quadro severo de hipovitaminose e desidratação”, disse o zoo.
Ele foi encaminhado ao zoo pelo Instituto Tamanduá após ter sido resgatado pelo Ibama — Foto: Karina Molina/Divulgação
Por ser o único da espécie em cativeiro no mundo, e por ter se habituado à presença humana, comportamento que não é ideal em uma situação de vida livre, ele foi encaminhado pelo Instituto ao Zooparque.
Yoyo ganhou um recinto na área de “maternidade” do zoológico, onde os visitantes podem observar o animal e aprender um pouco sobre a espécie.
“Temos poucas informações sobre a espécie e por isso é necessário mais pesquisas e estudos. Ter ele sob nossos cuidados é o primeiro passo para o projeto de conservação da espécie, além de poder aprender mais sobre a biologia e ecologia do animal, ele será o fundador do programa de reprodução ex situ, o próximo passo agora é conseguir uma fêmea para ele e desta forma termos sucesso na reprodução, para que possamos ter uma população viável para reintrodução na natureza”, conta o zoo.
Yoyo está com 285 gramas, considerado um peso ideal para a espécie — Foto: Devian Zutter/Divulgação
Yoyo ganhou um recinto na área de “maternidade” do zoológico de Itatiba (SP) — Foto: Karina Molina/Divulgação
Nascimento de tamanduá
No dia 5 de setembro, um novo filhote de tamanduá nasceu no zoológico de Itatiba, a Tulipa.
Ela é fruto de um casamento arranjado entre a Tapioca, uma fêmea de Tamanduá-Mirim (Tamandua tetradactyla), que chegou ao zoo em 2021, e o macho Tommy, ambos resgatados pelo Instituto Tamanduá vítimas de atropelamento.
A bebê chegou ao mundo pesando 222 gramas, e o nascimento dela foi noticiado pelo Fantástico. Ela segue em monitoramento junto com a mãe.
Tulipa chegou ao mundo pesando 222 gramas e segue em monitoramento pelo Zooparque de Itatiba (SP) — Foto: Zooparque/Redes Sociais
Fonte: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2022/11/10/zoologico-no-interior-de-sp-recebe-tamandua-que-pertence-a-menor-especie-do-mundo-veja-fotos.ghtml