Ju Souc Trio será uma das atrações da Fronteira Criativa nesta sexta-feira

Outubro 2, 2025 - 10:42
Outubro 2, 2025 - 10:43
Ju Souc Trio será uma das atrações da Fronteira Criativa nesta sexta-feira
(Divulgação)

A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Integrado, realiza neste final de semana – sexta e sábado – dias 3 e 4, mais uma edição da Fronteira Criativa, evento que incentiva empreendedores locais, fomentando o comércio de artesanato, moda autoral e moda circular, acessórios, praça de alimentação e com diversas apresentações culturais com entrada gratuita para o público.

E nesta sexta-feira, uma das atrações será Ju Souc Trio que apresentará ao público o seu projeto que representa mais que música, um show carregado uma pauta urgente: o combate à violência contra a mulher. A arte é apresentada como ferramenta de transformação social e de promoção da visibilidade feminina.

Depois de passar por Campo Grande e Naviraí, o projeto “Ju Souc Trio” desembarca em Ponta Porã, terceira cidade a receber a circulação que percorre quatro municípios de Mato Grosso do Sul. O show será realizado às 19h30 desta sexta-feira, durante a Feira Fronteira Criativa, no espaço da Praça Pedro Manvailer, que fica na Rua Antônio João esquina com Rua Sete de Setembro, ao lado da Prefeitura Municipal. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Produzido e liderado pela compositora e multi-instrumentista Ju Souc, o trio é formado ainda por Márcio Alves de Jesus (percussão) e Willian Ferreira (baixo). A proposta é levar música autoral e brasilidades, aliadas a um forte viés de consciência social, tendo a arte como ferramenta de combate à misoginia e de promoção da visibilidade das mulheres.

Na estrada desde setembro, o projeto tem emocionado o público por onde passa. Para Ju Souc, a experiência de circular com o trabalho pelo Estado amplia a força da mensagem e a conexão com diferentes culturas.

“Tem sido transformador levar esse projeto a cidades tão diversas de Mato Grosso do Sul. Estar em Ponta Porã, que traz em suas raízes essa identidade transfronteiriça tão rica, é motivo de grande empolgação. A música dialoga com fronteiras e aqui isso ganha ainda mais sentido: é a oportunidade de compartilhar brasilidades e reflexões com um público que respira múltiplas culturas”, afirma a idealizadora do projeto.

O show em Ponta Porã será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal e UFMS dentro do evento Fronteira Criativa. Para Leonardo Souza Silva, diretor do Campus da UFMS em Ponta Porã, a chegada do projeto traz um marco de cultura e cidadania.

“É sempre uma satisfação receber apresentações musicais como essa, que nos permitem conhecer e valorizar ainda mais os nossos artistas. Ter o ‘Ju Souc Trio’ dentro do Fronteira Criativa, amplia o alcance do projeto e dá um significado especial à programação. A arte e a cultura cumprem um papel fundamental na formação dos nossos estudantes e no fortalecimento da nossa comunidade acadêmica. E, quando essa música vem acompanhada de uma pauta tão necessária, como o enfrentamento à violência contra a mulher, o impacto é ainda maior. É arte e transformação social”.

Após a passagem por Ponta Porã, Ju Souc Trio fará uma apresentação no município de Aquidauana. O projeto é realizado com recursos da PNAB - Política Nacional Aldir Blanc, do MinC - Ministério da Cultura - e Governo Federal, por meio de edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Setesc e Governo do Estado. Informações sobre o projeto pelo Instagram (@jusouc.music).

Bastidores - Embora celebre brasilidades, ritmos e criações autorais, o projeto também chama atenção para uma dura realidade. O Estado de Mato Grosso do Sul segue entre os estados com os maiores índices de feminicídio do Brasil.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, o MS ocupa a segunda maior taxa nacional de violência contra a mulher, ficando atrás apenas de Mato Grosso. Só até setembro deste ano, já foram registradas 28 mulheres vítimas de feminicídio e 1.720 casos de violência doméstica, conforme publicado no site Monitor de Violência Contra a Mulher.