Cultivar: Doença silenciosa pode reduzir produtividade da soja em até 20%

Janeiro 14, 2026 - 00:02
Janeiro 13, 2026 - 22:50
Cultivar: Doença silenciosa pode reduzir produtividade da soja em até 20%
Foto: divulgação/redes sociais

Uma doença foliar que antes passava quase despercebida nas lavouras de soja tem acendido o sinal de alerta entre produtores e pesquisadores. A cercóspora, causada por fungos do gênero Cercospora, provoca queda precoce de folhas e pode reduzir a produtividade da cultura em até 20%, segundo estimativas da Embrapa.

As primeiras manifestações são manchas arroxeadas, que muitas vezes não chamam a atenção. Com o avanço da infecção, as folhas amarelam e acabam caindo antes do tempo, reduzindo de forma significativa a área verde da planta.

“Ela começa infestando as folhas na parte inferior da planta e elas evolui de uma forma muito silenciosa, amarelando as folhas, manchas arrocheadas que tornam-se folhas amareladas e que acabam caindo antes do tempo”, explica a gerente sênior de marketing cultivo e portifólio soja da Basf.

A partir do momento em que essas folhas caem antes do tempo, o potencial produtivo da lavoura começa a ser comprometido. Além disso, para produtores de sementes, isso afeta inclusive a qualidade e o vigor do material que será comercializado mais adiante.

Quando os sintomas ficam visíveis na parte superior da lavoura, o prejuízo já está instalado. Especialistas alertam que o controle precisa ser feito desde o início do ciclo, com manejo contínuo para evitar a perda de folhas e preservar a produtividade da soja. 

“Os impactos em produtividade eles podem chegar, segundo a Embrapa, em torno de 20%. Estamos falando de perdas indo de até 12 sacas por hectare”, afirma a gerente.

Cuidados necessários

Por isso, é necessária a escolha de cultivares com determinado nível de tolerância, além do uso de sementes de boa qualidade e procedência, de preferência já tratadas, para evitar o fornecimento de inóculo pela própria semente.

Também é fundamental adotar um manejo preventivo, com a escolha de bons produtos e a rotação de mecanismos de ação e de ingredientes ativos.

Canal Rural