Inscreva-se! Centro Tecnológico Araguaia apresentará resultados de pesquisas aplicadas à cultura da soja
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) realizará, no dia 28 de janeiro, a Visita Técnica ao Centro Tecnológico do Araguaia (CTECNO Araguaia), em Nova Nazaré. O evento terá início às 7h e tem como objetivo aproximar o produtor rural das pesquisas desenvolvidas para a cultura da soja, com foco em soluções práticas para a realidade do campo. As inscrições já estão abertas.
A iniciativa permitirá que produtores e profissionais técnicos conheçam, diretamente na estação experimental, as principais linhas de pesquisa conduzidas pelo CTECNO Araguaia. Segundo o coordenador de pesquisa do centro, André Somavilla, a proposta é transformar os resultados científicos em ferramentas aplicáveis às lavouras.
“O principal objetivo da visita técnica é aproximar o produtor da pesquisa, trazendo-o para dentro da estação para que possa visualizar as temáticas que estão sendo avaliadas e os resultados obtidos no campo, possibilitando que essas informações sejam levadas para dentro das propriedades e aplicadas nas lavouras”, destaca.
Nesta edição, a programação terá como foco escolha varietal e populacional, manejo de solo, nutrição de plantas e sistemas de produção, abordando fatores diretamente relacionados ao desempenho agronômico e à produtividade da soja.
Entre os temas que serão apresentados estão a aplicação de micronutrientes e produtos fisiológicos, os impactos da densidade de semeadura e da arquitetura de plantas, além do manejo do solo, com ênfase no uso de calcário, fósforo e potássio. Também serão discutidos os efeitos das culturas de segunda safra sobre o desenvolvimento e a produtividade da soja nos diferentes sistemas de produção.
Para André Somavilla, a participação dos produtores e técnicos da região é fundamental para o fortalecimento do setor. “O evento permite que os participantes visualizem, no campo, estratégias para contornar desafios do dia a dia, como escolha de cultivares, ajustes de população, tomada de decisão para replantios, fertilização e rotação de culturas. São informações precisas que contribuem diretamente para a produtividade e a rentabilidade”, reforça.
A programação ocorre durante toda a manhã e contará com espaço para troca de experiências e debates com a equipe técnica do CTECNO Araguaia e pesquisadores parceiros. Os interessados podem se inscrever pelo site eventos.aprosoja.com.br/evento/236.
Canal Rural






