Intoxicação por metanol em MS: Ministério da Saúde descarta nove suspeitas

O Ministério da Saúde atualizou nesta sexta-feira (17) o boletim sobre suspeitas de intoxicação por metanol em Mato Grosso do Sul. Das 11 notificações registradas no estado, nove foram descartadas, enquanto duas permanecem em investigação, incluindo um óbito em Campo Grande.
As ocorrências descartadas haviam sido notificadas em Caarapó, Dourados, Rio Brilhante, Ladário e Sidrolândia. Outra morte suspeita de intoxicação por metanol já havia sido descartada pelo Ministério da Saúde em 2 de outubro.
Situação nacional
No Brasil, foram confirmados 46 casos de contaminação por ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. A distribuição é a seguinte:
São Paulo: 38 casos
Paraná: 4 casos
Pernambuco: 3 casos
Rio Grande do Sul: 1 caso
O número de óbitos confirmados permanece em oito, sendo seis em São Paulo e dois em Pernambuco. Outros oito óbitos seguem em investigação, distribuídos entre São Paulo (2), Pernambuco (3), Mato Grosso do Sul (1), Minas Gerais (1) e Paraná (1). Além disso, 26 mortes previamente notificadas foram descartadas.
O Ministério da Saúde reforça a importância de evitar o consumo de bebidas de procedência duvidosa e alerta a população sobre os riscos graves da ingestão de metanol, que podem incluir cegueira e morte.
Em Mato Grosso do Sul, as autoridades sanitárias continuam acompanhando os casos em investigação, enquanto realizam ações de orientação e vigilância para prevenir novos incidentes.
O Estado Online