Para furtar joalheria em shopping, homem viajou de Goiás a Campo Grande

Outubro 20, 2025 - 08:25
Para furtar joalheria em shopping, homem viajou de Goiás a Campo Grande
Foto: Reprodução/Google Maps

Um jovem de 20 anos, natural de Santo Antônio do Descoberto (GO), foi preso em flagrante nesse domingo (19) após invadir uma joalheria dentro de um shopping, localizado na avenida Ernesto Geisel, em Campo Grande. O rapaz ficou escondido por cerca de oito horas na tubulação de ventilação do local antes de ser localizado e detido por equipes do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros).

De acordo com a polícia, o rapaz confessou o crime e contou que viajou de Goiás até a Capital sul-mato-grossense acompanhado de um comparsa, com quem havia combinado a ação criminosa. Ele relatou que conheceu o cúmplice em um bar, onde recebeu a proposta para “pegar uma joalheria” e ganhar dinheiro fácil.

O plano teria começado na sexta-feira (17), quando o comparsa comprou as passagens de ônibus e pagou todas as despesas da viagem. Ao chegarem a Campo Grande, os dois se hospedaram em um hotel localizado em frente ao shopping, que já havia sido reservado pelo mentor do crime.

Segundo o depoimento, o comparsa foi o responsável por fazer o levantamento da loja. Ele chegou a se passar por cliente da joalheria, observando o sistema de segurança e o funcionamento do estabelecimento.

No sábado (18), o autor recebeu vídeos e instruções do crime, enviados pelo amigo. O plano incluía a entrada pela lateral do shopping, utilizando o sistema de fechamento eletrônico de uma loja de roupas. O comparsa abriria a porta remotamente para que o jovem entrasse e, em seguida, a trancasse novamente.

Já dentro do estabelecimento, o rapaz trocou de roupas, ficou descalço e entrou pelos dutos de ventilação, rastejando até a joalheria. No entanto, o forro do teto quebrou, acionando o alarme de segurança. Na tentativa de cessar o som, ele danificou câmeras e puxou fios de internet, mas o sistema continuou ativo.

Sem conseguir desligar o alarme, o criminoso subiu novamente para os dutos, onde permaneceu escondido por várias horas. Durante esse tempo, ele percebeu que havia deixado o celular e uma pochete dentro da loja, ficando sem contato com o comparsa.

Por volta da manhã de domingo, o rapaz tentou fugir pelos dutos em direção ao estacionamento, mas foi flagrado por um segurança. Ao ser abordado, chegou a deitar no chão e ainda tentou correr, mas acabou se rendendo. Ele foi preso e levado para a sede do Garras, enquanto o comparsa conseguiu fugir e segue sendo procurado pela polícia.

Durante a operação, seis viaturas da PM (Polícia Militar) deram apoio no local.

A invasão provocou atraso na abertura do shopping na manhã de domingo. Por volta das 7h, cerca de 30 funcionários foram informados de que o local estava interditado “por motivo sigiloso”. Após cerca de uma hora, apenas os trabalhadores da praça de alimentação foram autorizados a entrar. Posteriormente, o acesso foi liberado a todos.

Em nota, o shopping informou que a PM foi acionada por volta das 5h da manhã, após o disparo do alarme interno, e que houve “suspeita de tentativa de furto em uma loja”.

O caso segue em investigação pelo Garras, que trabalha para localizar e prender o segundo envolvido no crime.

O Estado Online