Veja quais serão: Fiat promete lançar 5 novos carros no Brasil até 2030

Novembro 23, 2025 - 10:03
Novembro 23, 2025 - 10:07
Veja quais serão: Fiat promete lançar 5 novos carros no Brasil até 2030
(Divulgação)

A Fiat aproveita a visibilidade gerada pelo Salão do Automóvel para anunciar que promoverá uma completa renovação na sua linha de veículos no Brasil. Até 2030, a marca confirma que lançará pelo menos um carro totalmente novo por ano no país, fechando o ciclo no final da década com cinco modelos inéditos no mercado. A estratégia alcançará diferentes segmentos e promete inaugurar uma nova fase de design para a marca.

A identidade e a ordem de lançamento dos novos carros não foi revelada, mas Autoesporte antecipa desde já como será o cronograma. Nossa aposta é que o primeiro da lista será o Grande Panda (2026), seguido por um inédito SUV de sete lugares (2027), o novo Fastback (2028), a nova Strada (2029) e uma segunda geração da Fiat Toro (2030).

Todos serão fruto do plano de investimentos de R$ 30 bilhões anunciado pela Stellantis para o Brasil. O montante, vale lembrar, custeará não só o desenvolvimento de novos carros, mas também tecnologias e inéditos sistemas de propulsão eletrificados. Entretanto, enquanto os quatro primeiros modelos usam a plataforma CMP de Citroën C3 e Jeep Avenger, a nova Toro será derivada de outra plataforma, a STLA Medium, do novo Jeep Compass.

Grande Panda, sucessor do Argo

O primeiro modelo da lista será a versão nacional do Grande Panda, a ser lançada em 2026. Apontado como sucessor do Argo, o modelo manterá a carinha de SUV do compacto europeu, mas deve atender por outro nome no mercado nacional. Aliás, não é só o nome que deve ser diferente em relação ao modelo europeu, mas também o design. Nas laterais, por exemplo, não haverá o nome do produto estampado nas portas como no velho continente.

Sob o capô, o hatch compacto terá configurações equipadas com o propulsor 1.0 Firefly que rende 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque. Além disso, espera-se opções mais caras com o mesmo sistema híbrido leve de 12 Volts de Pulse e Fastback, com motor 1.0 T200 de 130 cv. A produção será concentrada na fábrica de Betim (MG) a partir do ano que vem.

Novo SUV de 7 lugares (projeto F2U)

O próximo da lista a chegar ao Brasil será o novo SUV de sete lugares da Fiat. Programado para 2027, o modelo será derivado do Citroën Aircross e posicionado acima do Pulse. Na prática, será um SUV compacto com dimensões similares ao primo francês: cerca de 4,40 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,66 m de altura e 2,68 m de entre-eixos.

Autoesporte apurou que o projeto F2U, como é chamado internamente, terá proposta mais familiar e preços na faixa dos R$ 150 mil. A motorização deve ser sempre 1.0 turbo flex com sistema híbrido leve de 12 Volts, capaz de render até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, aliado a um câmbio CVT de sete marchas.

Novo Fastback (projeto F2X)

Na sequência, em 2028, chegará ao mercado a segunda geração do Fastback (projeto F2X). O modelo adotará a conhecida plataforma Smart Car do grupo Stellantis e deixará de lado a arquitetura MLA usada atualmente no Brasil. Entre outras melhorias, ficará mais espaçoso e terá distância entre-eixos próxima dos 2,60 m (contra os 2,53 m atuais).

Sob o capô, seguirá em oferta o conjunto T200 Hybrid formado pelo motor 1.0 turbo flex de três cilindros com 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, aliado a um sistema de 12V, conhecido como BSG. O câmbio será automático CVT de sete marchas simuladas. Nas versões mais caras, como a esportiva Abarth, marcará presença o propulsor 1.3 turbo flex de 185 cv.

Nova Strada (projeto XBP)

A Strada de terceira geração será o penúltimo lançamento do pacote, chegando ao mercado por volta de 2029. Além da plataforma comum aos demais modelos da nova família, a caminhonete terá a mesma motorização híbrida leve de 12V dos demais derivados. Evoluirá consideravelmente em relação à picape atual e será vendida até em mercados da Europa.

Em dimensões, a nova Strada deve crescer ligeiramente em relação à atual, que mede 4,48 metros de comprimento, 1,73 m de largura e 1,59 m de altura. A picape continuará a ser vendida em uma ampla gama de versões, com opções de cabine simples ou cabine dupla.

Nova Toro

Por fim, a Fiat apresentará em 2030, fechando o pacote de lançamentos para a década, a segunda geração da Toro. A picape intermediária continuará sendo produzida em Goiana (PE) e trocará a atual plataforma Small Wide pela moderna matriz STLA Medium, emprestada da nova geração do Jeep Compass.

Com isso, deverá incorporar importantes evoluções técnicas e dinâmicas, incluindo a oferta de uma inédita versão híbrida plug-in flex. Os avanços serão providenciais para manter a liderança da Toro no segmento, especialmente diante da chegada iminente das rivais da BYD, Toyota, Volkswagen e outras.

Fonte: Autoesporte